Como ler o livro

Por ser um blog, as postagens mais recentes ficam à frente. Portanto, vejam desde a introdução, os capítulos na sequência numérica. Leiam o 1º capítulo, depois o 2º e por aí vai.
Espero que aprendam, se divirtam e se emocionem com Marisol, sua família e seus amigos.

Atenciosamente,
Sonia da Palma

Contato:
soniadapalma@yahoo.com.br

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Capítulo 7 - O instinto e a razão


                No colégio onde Marisol estuda há uma preocupação muito grande com a formação moral dos pequenos. Diariamente, logo na entrada dos dois turnos, os alunos formam e cantam o Hino Nacional Brasileiro e o Hino da Escola Pequeno Aprendiz. Logo após o canto, a diretora, a professora Lourdinha, faz a prece pedindo a Deus que abençoe e proteja aqueles que lá estão para estudar e trabalhar.

                Embora todas as precauções sejam tomadas, os problemas surgem e, como diz a canção: Tudo é fácil quando existe amor, porque problemas não há, só soluções a se encontrar. Assim é o procedimento daqueles que lá estão.

                Durante o recreio, Marisol, Belinha, Andréa e Aline estavam jogando o “Jogo do Bem”. De repente, a inspetora ouviu uma voz mais exaltada e chegou a tempo de impedir que uma menina pulasse na outra para bater.

Inspetora – Ei, menina! Que isso?
Andréa – Ela mexeu na peça que estava marcando o meu lugar!
Aline – E ela me bateu nas costas. Agora vai ver só!

                Belinha e Marisol tentaram impedir a coleguinha de bater na outra, mas quem conseguiu realmente foi Marina, inspetora tão querida por todos.

                As duas meninas foram encaminhadas para a coordenação e logo para a Sala do Pensar, onde ficavam aqueles que precisavam “pensar” sobre suas atitudes. A coordenadora reuniu os professores, falou de sua preocupação, já que o fato não acontecia pela primeira vez, e todos resolveram cooperar.

                Assim aconteceu. O professor Júlio, de História, comparou o desenvolvimento do homem, desde a pré-história, correlacionando as diversas épocas com o comportamento humano. O professor José Paulo, de Geografia, apresentou as mudanças ocorridas no planeta desde sua formação. Falou de pangeia, das placas tectônicas e de como o homem vem se comportando desde então, auxiliando e degradando a natureza. O tio Zezinho, professor de Ciências da escola, comparou o homem e os diversos tipos de animais, apresentando gravuras divertidas das reações dos seres humanos iguais às reações de animais quando se sentem acuados, hostilizados e ameaçados. A professora Maria Luiza, de Matemática, fez com eles o levantamento do percentual de terra e mar, de área preservada e área degradada e da água potável existente em todo planeta.  A professora Cleide, de Português, pediu que escrevessem uma história, que daria origem a histórias em quadrinhos, com base no que tinham ouvido e aprendido.

                A diretora da escola sugeriu ao professor Hugo, professor de música, que compusesse uma canção que falasse do instinto, predominante na fase animal e da inteligência, atributo do espírito, ser imortal. 

                Assim aconteceu. A professora Regina, de Educação Física, criou uma série de gestos que formaram uma coreografia animada que entreteve a toda criançada.  Durante o recreio, por vários dias, estiveram a cantar e dançar;


INSTINTO   E   RAZÃO


REFRÃO
Vamos conversar
Sobre instinto e razão
Como é que estamos
Na nossa evolução
O instinto é importante
Para a sobrevivência
Mas como ser humano
É preciso usar a inteligência

Se o jacaré vive a se arrastar
Na beira do rio
Pouco quer andar
Mas dentro da água
Rápido a valer
Sai da frente dele
Senão ele vai morder você


REFRÃO
O rei da floresta
Tem grande rugido
O leão assusta
Com tanto ruído
Tem a juba grande
E os dentes também
Numa só patada
Não deixa de pé ninguém, ninguém


REFRÃO


Lá no alto mar
Vive o tubarão
Negro, branco, azul
Baleia e martelo
Dentes afiados
Cauda poderosa
Cuidado, seu surfista,
Ele pode atacar você


REFRÃO
Todos esses bichos
E tantos que há
São filhos de Deus
Que não pára de criar
Estão eu seu  estágio
De evolução
Um dia lá bem longe
Alcançarão também a perfeição


REFRÃO
Como ser humano
Não posso usar
O corpo que tenho
Para agredir
Usando a razão
Estou sempre a refletir
Sou um ser pensante
Estou na Terra para evoluir



                Querem saber da Andréa e Aline? Quando viram que o que faziam era igual aos animais, aprenderam a lição do instinto e da inteligência. Toda vez que sentiam dentro de si aquela vontade de brigar, lembravam-se da música e tudo ficou mais fácil.

Tudo é fácil quando existe amor
Tudo é fácil quando existe amor

Porque problemas não há
Só soluções a se encontrar
Por quê?

Tudo é fácil quando existe amor
Tudo é fácil quando existe amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário